Inicio
DETRAN-RJ PROMOVE PEDAL DA PAZ PDF Imprimir E-mail
Por REDAÇÃO   
Em apoio a Campanha Maio Amarelo o DETRAN-RJ está convidando a todos a participar do passeio ciclístico Pedal da Paz. A ‘bicicletada’ acontecerá neste domingo (21/5/17) com partida em frente ao Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo, e seguirá até a Urca. Várias centenas de ciclistas envolvendo todas as categorias, desde as mais avançadas com biks de competição até as bicicletas simples,de uso cotidiano poderão participar. A concentração que admitirá a presença de familiares será às 13h e a saída das bicicletas às 14h. Saiba muito mais...


A ação é coordenada em conjunto pelo Poder Público e a sociedade civil e visa chamar a atenção para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Maio é o mês escolhido para a Atenção pela vida. Nossas escolhas podem fazer a diferença no trânsito.

O percurso será encerrado na Urca, no ponto em frente ao acesso ao bondinho do Pão de Açúcar. No local o DETRAN-RJ realizará atividades lúdicas de ensinamento das regras de trânsito para crianças. Cinco motoristas de ônibus serão premiados por cordialidade e respeito às regras de trânsito e aos usuários mais vulneráveis, como pedestres e ciclistas. Cada um desses profissionais receberá quatro ingressos para o passeio turístico do bondinho do Pão de Açúcar. Estão todos convidados a participar e ajudar a construir um trânsito mais humano.

VAMOS PRESERVAR A VIDA!

No Rio, em 2016, 36.726 pessoas foram vítimas envolvendo mortos e feridos nas estradas e ruas do Estado, conforme dados do Detran e do ISP - Instituto de Segurança Pública . Em 2015 no Estado do Rio foram somadas 42.153 vítimas.Destes, 4% (1.618) foram vítimas fatais.

Além disso, segundo estimativas divulgadas no ano passado pela Organização Mundial de Saúde, a taxa foi de 23,4 mortes no trânsito para cada 100 mil habitantes no Brasil. O país registrou ainda o quarto pior desempenho do continente americano, atrás de Belize, República Dominicana e Venezuela – campeã de acidentes na região com 45,1 mortes por 100 mil habitantes.

Até 2030, a OMS estima que o número de mortos nas estradas em todo o mundo poderá chegar a 1 milhão por ano. Nesse ano de 2017, além de promover a paz no trânsito, o evento escolheu a bicicleta para lembrar que não devemos priorizar os veículos motorizados em detrimento dos outros usuários da via. O objetivo é conscientizar sobre a necessidade de considerar que o espaço público deve ser democrático e pertence a todos.

A CAMPANHA DA LEI SECA E SEUS RESULTADOS

O número de pessoas alcoolizadas flagradas ao volante vem caindo gradualmente no estado do Rio de Janeiro desde 2009 quando foi iniciada a Operação Lei Seca, também apoiada pelo Detran. No ano em que começou a operação, o percentual de motoristas abordados embriagados nas blitzen era de 7,9%. Passados oito anos esta média caiu para 4,5%, ou seja, houve queda de 43% na incidência de alcoolemia.

FONTE: DETRAN-RJ

< Anterior   Próximo >
fb.png twt.png

Login

Nome de Usuário

Senha

Lembrar login
Esqueceu sua senha?